Conferencistas

Markus Hohenwarter

Instituto Internacional de GeoGebra

Estudou Matemática e Informática na Universidade de Salzburgo na Áustria. Como parte da sua tese de mestrado, desenhou e implementou o software matemática dinâmica GeoGebra, relacionando a Geometria e a Álgebra num sistema fácil e intuitivo de usar para aprender e ensinar Matemática.

Depois do seu douramento em Educação Matemática, passou três anos nas Univesidades de Florida Atlantic e Florida State, donde trabalhou em projetos com professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Desde 2010, trabalha na Universidade Johannes Kepler de Linz, na Áustria, donde lidera o departamento de educação STEM y colabora com escolas de formação de professores.

Em 2013, é agraciado com o Doutoramento Honoris Causa na Argentina pelo seu trabalho desenvolvido e relacionado com o software matemático GeoGebra.

Zsolt Lavizca

Instituto Internacional de GeoGebra

Depois de receber o seus títulos em Matemática e em Física na Hungria Iniciou os seus estudos de pós-graduação em Matemática aplicada na Universidade de Cincinnati. Enquanto era professor de matemática em Cincinnati, interessou-se pela investigação em temas relacionados com o ensino e a aprendizagem da Matemática. Em particular, centrou-se na investigação de questões relacionadas com o uso da tecnologia na educação matemática no ensino não superior. Posteriormente, quer na Universidade de Michigan quer na Universidade de Cambridge, realizou diversos trabalhos sobre o uso da tecnologia e da Matemátuca numa grande variedade de contextos letivos. Uma das suas grandes contribuições é o desenvolvimento da comunidade GeoGebra, desenvolvendo projetos diversos de investigação relacionados com o uso das tecnologias e do GeoGebra em vários pontos do mundo.

Atualmente, Zsolt é professor de Métodos de Investigação em Educação STEM na Escola de Educação de Linz da Universidade Johannes Kepler (JKU). Desde a JKU desenvolve numerosos projetos de investigação em todo o mundo relacionados com a integração da tecnologia nas escolas; liderando o programa de doutoral em Educação STEAM na JKU contribui para o ensino e desenvolvimento de métodos de investigação educativa a nível global. Também, tem um papel de coordenador de projetos de investigação no Instituto Internacional GeoGebra.

Rafael Losada Liste

Instituto GeoGebra de Cantabria

Nasceu e cresceu na Corunha, em “A Coruña” como Rafael Losada gosta de dizer. Licenciou-se, com 21 anos, em Matemática, na Universidade de Santiago de Compostela em 1981. Desde 1982 é professor do Ensino Secundário, tendo exercido a profissão na Galiza, em Madrid e nas Astúrias. Foi membro da equipa para a discussão do Diseño Curricular Base de Matemáticas na Galiza em 1989 e da equipo que elaborou o currículo dos mínimos de Matemáticas de la LOE em 2006. Sendo certificado como GeoGebra Institute Trainer pelo International GeoGebra Institute (IGI) , também pertence ao Instituto GeoGebra da Cantábria (IGC) onde desempenha funções de formador. Membro do grupo Espanhol G4D para a divulgação da Geometria Dinâmica, participou no projeto europeu Intergeo. Sobre o GeoGebra, tem realizado presentações e publicado artigos sobre Resolução de Problemas, Matemáticas Recreativas e a relação entre Música e a Matemática. Na resposta ao convite para ser conferencista neste encontro, o autor refere: “Apesar deste ser o ano da minha jubilação, encanto-me ao seguir aprendendo”.

Raúl Falcón Ganfornina

Universidad de Sevilla

Doutor em Ciências Matemáticas pela Universidade de Sevilha, donde exerce como Professor Titular del Departamento de Matemática Aplicada I na Escola Técnica Superior de Arquitetura. Centra a sua investigação no estudo de simetrias por isotópicos de quadrados latinos e álgebras não associativas. No que diz respeito ao GeoGebra, tem contribuído com conferencias, comunicações e oficinas em diversos encontros nacionais e internacionais. Também tem desenvolvido distintos cursos para vários níveis de ensino, tendo publicado vários artigos focados no GeoGebra nas revistas Epsilon, Unión, International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, GeoGebra International Journal of Romania, Mathematics in Computer Science y Advances in Computational Mathematics.